Fundamento do trabalho
Estrutura Classificação e Análise
Uma Proposta Interativa
Autor Claudio Ulysses F. Coelho José Ricardo Maia de Siqueira Luiz s. Lins
Contabilidade e a ciência que possibilita a mensuração e o acompanhamento da evolução do patrimônio de uma determinada que pode ser jurídica (empresa) ou física (pessoas)
Origem e aplicação de recursos.
Todo o processo contábil apóia-se no fato de que sempre haverá uma origem identificada para todos os recursos obtidos pela emprese.
Bens e direitos - Aplicações de recursos
Recursos de terceiros e sócios – Origens
Aplicação Origem
Conta corrente sócias
Padronizando o processo contábil
Para fazer uma evidenciação racional da posição patrimonial de qualquer empresa, são necessários alguns procedimentos para que seja possível simplificar o processo e facilitar o entendimento alem de permitir a comparação entre empresas mesmo grupo de atividade.
Liquidez significa a capacidade de conversão de um bem ou direito em caixa (dinheiro)
A seqüência na qual as contas aparecem nos demonstrativos patrimoniais segue a ordem de liquidez financeira decrescente ou seja das mais liquidas para as menos liquidas.
Aplicação bens e direitos ativo Origens obrigações e patrimônio liquido passivo
Toda estrutura contábil esta alicerçada no equilíbrio patrimonial ou seja para cada aplicação bem ou direito devera existir uma origem identificada que o suporte.
A difusão do método das partidas dobradas e quase certamente a principal contribuição de Luca Paccioli monge italiano nascido no século xv as ciências contábeis .Ate então a contabilidade era, em geral muito rudimentar.O foco era freqüentemente, o total de bens possuídos em outros uma simples quantificação monetária dos haveres.
O método das partidas dobradas se baseia nos lançamentos contábeis o procedimentos em contabilidade que registra as movimentações nas contas envolvidas nas transações empresariais .Assim