TRABALHO DE FUNDAMENTOS
Ana Caroline Fernandes Mendes Quaresma RA-406052
Francenilde Marques Furtado RA: 409926
Leir Silva do Nascimento RA- 423791
Marinete de Fatima Silva Sales RA- 418195
Rogéria Cristina Oliveira Chagas RA- 406027
Rosijane Cardoso Lindoso RA: 411683
São Luís/MA
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ATPS – Fundamentos Históricos e Teórico-Mitológicos do Serviço Social
Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social II° semestre, à Universidade Anhanguera-UNIDERP, para a obtenção parcial de nota da disciplina Fundamentos Históricos e Teoricos-Metológicos do Serviço Social, com Elaine Cristina Vaz V. Gomes.
São Luís/MA
2013
Serviço Social no Brasil
A profissão surge com a Ascenção da sociedade burguesa nas primeiras décadas do século XIX. Assim como apareceu bem antes ela se fosse nessa classe social. A burguesia necessitava de um profissional que cuidasse da área social, assistindo a classe proletária.
Dessa forma a classe dominante exercia certo “controle” sobre os proletários. Quando o serviço social surgiu no Brasil, o país caminhava rumo a um intenso processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico social, politico e cultura. Tomando assim mais intensa também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista no país.
Em 1929, houve grande depressão foi um período de recessão da economia mundial que pendurou por toda década de 1930.
Embora os Estados Unidos já estivessem passada por um período de dificuldades, os efeitos da grande depressão foram sentido no mundo inteiro.
Em 1936 o autor Charlie Chaplin lança no cinema o filme ”tempos modernos”, que relata nesse período de desemprego em