Fundamento das Ciencias Sociais
a) Cultura: processo de socialização e influência da sociedade, etnocentrismo e relativismo cultural;
b) Objeto e análise de estudo das ciências sociais: indivíduo, sociedade e cultura;
c) Durkheim: coesão social/moral; anomia social; fato social e tipos de sociedades/solidariedades (simples/mecânica e complexas/orgânica);
d) Marx: classes sociais (dominantes e dominadas); luta de classes e desigualdades sociais;
e) Globalização: crescimento econômico e tecnológico, pobreza, desigualdade social, exclusão e sustentabilidade ambiental.
a) Cultura é tudo aquilo transmitidos por herança cultural, hábitos, costumes, vestimentas, ... já o etnocentrismo é o “preconceito” coma cultura do outro por ser diferente e dentro desse referencial se torna inferior e o relativo cultural vem para estudar a cultura do outro, ou seja é a busca pela compreensão do outro (Antropologia Contemporânea).
b) A todo o momento a sociedade se modifica com as influencias que ela recebe de diferentes culturas (sendo através da internet, intercâmbios ou trocas estabelecidas através de viagens), gerando assim uma diversidade cultural dentro de uma sociedade que tinhas seus hábitos pré-estabelecidos”, muitas vezes nos impondo novas culturas que se encorparam ao nosso dia-a-dia, entendemos assim que o homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem.
c) Durkheim (a sociedade faz o homem) tem a visão da sociedade como organismo (coesão social – junção da sociedade) e quando uma sociedade apresenta um problema, ou seja, está doente em um “setor” ele passa a ter uma anomia (ausência, desintegração ou inversão de normas vigentes em uma sociedade onde a consciência perde os parâmetros de julgamento da realidade), ou seja, ele entende que o fator social está diretamente ligado. Entende-se que os fatores sociais (maneira de agir, pensar e sentir que apresentam a característica marcante de existir fora da consciência individual) devem ser tratados como coisa