Fundamentação teórica
Devido o mercado competitivo e globalizados, é cada vez mais necessário que as empresas busquem novas maneiras de criar novos produtos e agregar valor a eles; com o objetivo de assegurar os lucros nos negócios e manter vantagem competitiva. A origem da vantagem competitiva está na capacidade da empresa de se diferenciar de seus concorrentes, aos olhos dos clientes, e em operar a custo baixo, ou seja, com maior lucro.
Hoje as informações são essenciais para as organizações, principalmente na tomada de decisão, torna eficaz o conhecimento do meio envolvente e ajuda a formar a imagem da empresa. Agestão da informação é entendida como a gestão eficaz de todos os recursos de informação relevantes para a organização, tanto de recursos gerados internamente como os produzidos externamente e fazendo apelo, sempre que necessário, à tecnologia de informação.
A Gestão da Informação é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais).
Seu objetivo é fazer com que as informações cheguem às pessoas que necessitam delas para tomar decisões no momento certo. A gestão da informação, não necessariamente envolve todas as etapas citadas, muito menos nesta ordem. Resumidamente, tais etapas consistem em:
Busca – escolha de fontes de informações confiáveis que se enquadrem nos critérios de qualidade da informação definidos pelo profissional da informação junto ao cliente (ou usuário);
Identificação – utilizar informações relevantes que atendam as necessidades do cliente (ou usuário);
Classificação – agrupar as informações de acordo com as características e propriedades identificadas, para facilitar o tratamento e processamento;
Processamento – tratar a informação, adequando-a ao melhor formato para facilitar o seu uso e compreensão;
Armazenamento – utilizando-se