Fundamentaçao Teórica Complexometria
A titulação de complexação se baseia em que vários compostos metálicos ao reagirem com a determinadas substancias formam complexos estáveis, solúveis e contendo agrupamentos de amina. Baseada em tais complexos se da o uso dessa técnica. O indicador usado deve ser capaz de produzir uma ambígua mudança de coloração, o ponto final é indicado por essa mudança de coloração.
O principal titulante é o EDTA, o EDTA é composto por 4 agrupamentos de carboxila e 2 de amina que atuam tanto como doadores de elétrons como bases de Lewis. A capacidade que o EDTA tem de doar 6 pares eletrônicos o torna um ligante hexadentado. Já o EDTA dissódico que foi o empregado na prática só é capaz de 4 ligaçoes covalentes a cátions metálicos em valores de pH menores ou iguais a 12.
O uso de solução tampão básica remove H+ assim que ele é formado, o que favorece a formação de complexo EDTA-cátion metálico como produto da reação.
Nas titulações em que o EDTA é usado quase sempre se faz necessário o uso indicadores complexometricos, usualmente um corante orgânico que indica que o ponto final da titulação foi atingido. Os corantes ligam se aos cátions metálicos e originam complexos coloridos, no entanto o EDTA liga-se muito mais fortemente aos cátions metálicos do que estes corantes. O EDTA irá substituir o corante junto ao cátion metálico à medida que é adicionado à solução.
A coloração da solução ira mudar quando o corante tenha sido totalmente substituído nos cátions metálicos e isso indica o ponto final da titulação.