Dureza da água
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DEDC 1
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
LICENCIATURA EM QUÍMICA
ANDREA MARIA DOS ANJOS CARVALHO
EVERALDA MOTA CRUZ
MARIA DE FÁTIMA RAMOS DÓREA
OSVALDO SOUSA SILVA
Química Analítica 2
Alagoinhas - Bahia
Junho / 2012
ANDREA MARIA DOS ANJOS CARVALHO
EVERALDA MOTA CRUZ
MARIA DE FÁTIMA RAMOS DÓREA
OSVALDO SOUSA SILVA
Roteiro de aula prática apresentado ao curso de Licenciatura em Química (EAD) na a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no sexto semestre, na disciplina Química Analítica II.
PROFESSOR FORMADOR: Samuel M. Macedo
TUTOR(A) A DISTÂNCIA: Jorge Almeida
TUTORA PRESENCIAL: Profª Liliane Santana
POLO: NTE 10 / Alagoinhas (G1)
Alagoinhas - Bahia
Junho / 2012
AULA PRÁTICA SOBRE VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
1. OBJETIVO
Determinar, com base em aplicação do cotidiano, a dureza da água por meio da concentração dos sais de cálcio e magnésio contidos no leite em pó, entendendo seu poder de reação com a espuma de sabão.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A volumetria de complexação, também denominada quelometria ou complexomoetria é um método analítico volumétrico que compreende a titulação de íons metálicos com agentes complexantes ou quelantes. Dentre os complexantes mais comuns estão a água (H2O), a amônia (NH3) e o etilenodiaminotetracético (EDTA), um composto orgânico que apresenta dois ou mais grupos com pares de elétrons capazes de formar ligações coordenadas (complexar). Um íon metálico é denominado de agente quelante, enquanto o complexo formado é denominado quelato.
A água, um dos bens mais preciosos do planeta, geralmente contém diversos sais dissolvidos. De acordo com a concentração destes sais a água pode ser classificada quanto ao grau de dureza como: água mole (menor que 50mg/l), água com dureza moderada (entre 50 e 150 mg/l), água dura (entre 150 e 300