Dureza da água
A alcalinidade parcial é realizada com fenolftaleína (faixa de pH: 8,3 – 9,4) o que permite que seja possível a determinação de carbonatos e bicarbonatos. Bem como a titulação com metilorange (faixa de pH: 4,4 – 8,3) que nos permitiu a determinação da alcalinidade total, assim possibilitando a quantificação os íons bicarbonato presentes na água.
O controle da dureza da água presente em uma caldeira se deve pelo fato da mesma possibilitar incrustações em tubulações, fazendo assim com que haja o aparecimento de fissuras no local das mesmas, danificando a caldeira.
A alcalinidade deve ser quantificada periodicamente, para assim possibilitar o controle da mesma, pois valores elevados da alcalinidade em uma água usada para fins industriais podem ocasionar corrosões em tubulações e, assim como na dureza, causar incrustações nas mesmas, podendo danificar a caldeira.
A dureza pode ser removida por abrandamento( , desmineralização (retirada dos íons responsáveis pela dureza por um PVC contendo dentro uma mistura de duas resinas, nas quais água vai passando e os minerais responsáveis pela dureza ficam retidos no PVC), evaporação( consiste na condensação da água, fazendo que ao final do processo a água fique pura em um recipiente e os minerais retidos em outro).