Fundamenta O Teorica
O físico Irlandes Osborn Reynolds determinou a existência de três tipos de escoamento o laminar, transitório e o turbulento que dependem principalmente da razão das forças de inércia para as forças viscosas do fluido.O escoamento laminar se caracteriza por um escoamento em camadas planas onde as moléculas do fluido estão aderentes umas as outras, fluindo de maneira organizada.
O escoamento turbulento ocorre oscilações das moléculas em torno de seu próprio eixo, movimento das partículas ou moléculas é desordenado e suas trajetórias são sem forma definida e complicada de se analisar.Quando o escoamento se torna turbulento é chamado de Reynolds crítico, o valor é diferente para certas geometrias e condições de escoamento.
A diferença no comportamento está associada com as forças que atuam no elemento de fluido. Quanto as forças viscosas dominam em relação as forças de inércia, o escoamento apresenta comportamento laminar. Quando as forças de inércia dominam, o escoamento se comporta como turbulento.
As grandezas vetoriais e escalares estão presentes, sendo as forças, todas vetoriais, incluindo as velocidades, pressões e acelerações, já as escalares, compostas da massa, das temperaturas e densidades.Quando um avião tem o vento a seu favor, ocorre uma soma vetorial, com isto, os vetores são amplamente utilizados, originando todo tipo de resultantes, sejam elas verticais, como peso e sustentação, ou horizontais como a tração e a resistência do ar.
Quando um objeto aerodinâmico se desloca pelo ar, ocorre um fenômeno na sua asa que irá produzir uma força para cima, sentido inverso ao peso.O perfil da asa ou aerofólio tem comprimentos diferentes na parte superior (extradorso) e na parte inferior (intradorso) devido ao seu formato, possibilitando que duas partículas de ar percorrendo tais comprimentos ao mesmo tempo, consequentemente tenham velocidades diferentes.O aumento da velocidade de um fluído pelas paredes de um tubo, provoca um aumento da