Fundamenta teórica - Motivação da aparência
Motivação é a palavra-chave da pesquisa, é ela que energiza e orienta o comportamento, é a força por trás de nosso anseio por comida, desejo de intimidade sexual e aspiração por realização pessoal. (David Myers, 1998). A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.
A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca.
Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação. Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização. (1)
Outro ponto da pesquisa é a aparência física. A beleza é um assunto que fascina muitas pessoas. Diversos estudos demonstram constantemente que a aparência física pode ter impactos e fazer diferenças enormes nas atitudes das pessoas. (Universia Brasil, 2012).
Na sociedade atual há uma intensificação cada vez maior do culto ao corpo, com uma preocupação crescente com a imagem e a estética. Vivemos numa busca desenfreada da beleza, com uma vaidade excessiva, sob influência da televisão, de revistas, filmes, propagandas que veiculam imagens de corpos perfeitos. A preocupação excessiva com a aparência é fruto de uma sociedade que valoriza em