Funcoes Logaritmicas
Este trabalho insere-se na disciplina de Matemática no âmbito do estudo das funções logarítmicas. Por conseguinte, vai-se procurar explanar o máximo sobre as funcoes logaritimicas.
Os objectivos do trabalho compreender as funções logarítmicas e saber resolver os problemas que envolvem funções logarítmicas.
Para que possamos entender as funções logarítmicas é necessário conhecer o conceito de função. Dados os conjuntos A e B, uma função f : A −→ B (lê-se"uma função de A em B") é uma regra (ou conjunto de instruções) que nos diz como associar a cada elemento x, pertencente ao conjunto A, a um e apenas um elemento y = f (x) pertencente ao conjunto B. Para facilitar a compreensão do texto, utilizaremos uma nomenclatura padrão. Diremos, por questões de nomenclatura, que o conjunto A é dito o domínio da função f e o conjunto B o seu contra-domínio. Temos de considerar ainda que a imagem da função é o conjunto formado por todos os elementos do conjunto B que foram associados a algum elemento do conjunto A.
1. FUNÇÕES LOGARÍTMICAS
1.1. Historial
John Napier (Edimburgo, 1550 – 4 de Abril de 1617) foi um matemático, astrólogo e teólogo escocês. Ele é mais conhecido como o decodificador do logaritmo natural (ou neperiano) e por ter popularizado o ponto decimal. Uma unidade utilizada em telecomunicações, o neper, tem este nome em sua homenagem.
No início do século XVII, inventou um dispositivo chamado Ossos de Napier que são tabelas de multiplicação gravadas em bastão, permitindo multiplicar e dividir de forma automática, o que evitava a memorização da tabuada, e que trouxe grande auxílio ao uso de logaritmos, em execução de operações aritméticas como multiplicações e divisões longas. Idealizou também um calculador com cartões que permitia a realização de multiplicações, que recebeu o nome de Estruturas de Napier.
1.1.1. Definição de logaritmo
A palavra logaritmo significa "número de