resposta atividade 1
O artigo primeiro da lei que se complementa com definição de EA na conferência de Tbilisi se encaixam bem com o conceito de sustentabilidade.
Está escrito na lei: Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Como encontra-se na lei o processo de educação ambiental é um processo de construção de uma série de medidas e valores que visam a conservação do ambiente mas que também venha a suprir as necessidades comuns do povo que dele vive. Sustentabilidade vê o ambiente como o doador dos recursos que necessitamos para nossa sobrevivência porém o uso dele deve ser feito de forma consciente e responsável visando o bem comum de um povo atual e de gerações futuras.
As escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte devem ser feitas de maneira orientada de acordo com a EA com a medidas e valores que devem ser observados e construídos para melhorar nossa relação com o meio ambiente.
Diante desses conceitos olhamos para o universo de uma maneira geral e não vemos muito esses dois conceitos sendo bem aplicados ou desenvolvidos, do contrário não estaríamos vendo o planeta clamando por socorro como vemos.
Em nosso país particularmente não acredito que educar nossas crianças, jovens e adultos de uma forma obrigatória com uma matéria curricular seria viável. Vejo que tudo que é obrigatório dentro da escola torna-se enfadonho e desinteressante se não vivermos na pele os problemas de tais conteúdos ministrados. Talvez se o nosso pais fosse um pais onde as pessoas sofressem mais os impactos da degradação ambiental seria possível que se desse mais valor aos preceitos da EA. Fora