funcionamento olaria
Para fabricar o tijolo e necessário que se tenha uma grande organização na olaria desde a chegada da argila até a secagem e saída do tijolo.
Processo de fabricação(Fluxograma detalhado): Figura 1 Processo de fabricação detalhada
Processo de fabricação(simplificado):
Extração
Matéria prima e retirada geralmente de locais próximos a rios.
Pátio de argila e cinzas
O pátio de cinzas e o lugar onde a argila e as cinzas ficam armazenadas, durante um certo período este material fica a céu aberto para que se possa obter a característica desejada.Esta pratica e chamada sazonamento, e e usada desde a antiguidade, sua principal vantagem e que ela promove a homogeneização dos blocos de argila.
Maromba
É o primeiro passo para a fabricação do tijolo, neste período e feito a mistura de alguns tipos de argilas com outros materiais( varia de olaria para olaria), logo após e passado pelo processamento, onde o tijolo toma forma. Em cada tijolo possui informações como: fabricante, data de fabricação e tamanho.
Secagem:
Após sair da maromba o produto ainda possui umidade, se for levado diretamente para o formo poderá causar rachaduras, para evitar estes problemas o produto e levado para uma estufa onde fica por um determinado tempo descansando , para posteriormente ir para o forno.
Queima/ forno
Para que o produto fique pronto , e mantido em um forno selado, a uma temperatura constante de 950 cº. Os resíduos utilizados para manter o fogo são farelos e cavaco, resíduos descartados por madeireiras.Após todo este processo o tijolo esta pronto e segue para a expedição, finalizando a produção.