Tcc olaria
Este estudo de caso tem como objetivo averiguar as reais condições de trabalho de uma olaria quanto ao uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Inicialmente averiguou-se que a empresa encontra-se regular quanto a sua documentação necessária relativa a Saúde e Segurança do Trabalho, contando com contratação de empresa prestadora de serviço para isso. Posteriormente foi analisado o que condiz com a realidade, através de visitas no local e entrevistas com funcionários e proprietário. Verificou-se que ao que se refere ao uso de EPI, isto não é tratado como prioridade por parte do proprietário, pois o mesmo compra somente os que lhe são solicitados pela empresa, e nem tão pouco por parte dos funcionários, que não usam-os por não enxergarem o seu real beneficio.
INTRODUÇÃO:
Considerando a grande importância que o uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI tem na prevenção de acidentes e da integridade física dos trabalhadores em seus locais de trabalho; este estudo vem com o objetivo de se fazer cumprir o estabelecido pela Norma Regulamentadora – NR n°6 Conscientizar e implantar o uso do EPI, e projetos prevencionistas como palestras e treinamento será o foco deste trabalho. Este assunto será amplamente abordado, buscando um maior envolvimento técnico frente à realidade vivida pela Olaria e Comércio de Materiais de Construção João de Barro Ltda, localizada no município de Taquarituba, interior do estado de São Paulo. Buscaremos abordar os conhecimentos com a qualificação necessária, para que resultado final seja um documento imparcial, de credibilidade e que principalmente, contribua no controle e melhoria do ambiente de trabalho em estudo.
OBJETIVO GERAL:
Aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Técnico de Segurança do Trabalho, para melhorias em relação à segurança dentro da Empresa Olaria João de Barro, que atua na fabricação de objetos cerâmicos e tem grande influencia