Serviço social
O presente estudo vem refletir sobre um tema de grande relevância para a área de serviço social. Trata-se de uma reflexão acerca do papel da seguridade social no enfrentamento da desigualdade social, englobando nessa reflexão, um breve histórico da Previdência Social no Brasil. Discutir essa temática pode trazer uma gama de conhecimentos em relação à política social de seguridade social, uma vez que a mesma estará discutindo sobre a trajetória da seguridade Social no Brasil, enfatizando aspectos importantes da Previdência Social, sobretudo no que se refere a sua importância para o enfrentamento da desigualdade social. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a seguridade social e de possibilitar uma visão dessa política em torno dos vários aspectos que a ela compreende, o presente trabalho discute o significado dessa política em contextos diversos, atingindo conhecimentos não só úteis, como necessários ao profissional do serviço social.
histórico da previdência social no Brasil, direitos presidenciais atuais.
PARA REFLETIR SOBRE PREVIDÊNCIA SOCIAL PRIMEIRO É PRECISO REFLETIR SOBRE A POLÍTICA DA SEGURIDADE SOCIAL, FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER ANTES DE TUDO EM QUE CONSISTE ESSA POLÍTICA, E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, EM SEU TÍTULO VII, TRÁS EM SEU CAPÍTULO II DISPOSIÇÕES RELATIVAS À SEGURIDADE SOCIAL. VEJAMOS O QUE DIZ ESSE ARTIGO:
Art. 194. Por seguridade Social entende-se um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (Brasil, 1988)
Nesse contexto, já se percebe que a seguridade social é uma política que vem beneficiar o indivíduo de um modo geral em uma perspectiva que abrange as áreas citadas acima. Isso significa que para o caso de uma ação que visa o atendimento á população nesse contexto, é preciso