Oleiros
Merlin Cesconetto
Rikeli T.Hackbarth
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
ART (0042/5) – Prática do Módulo V
23/06/12
RESUMO
Conceito de cerâmica; a matéria prima e processos de fabricação; a importância da cerâmica para a história das civilizações; tipos de cerâmica e sua evolução ao longo do tempo; estudo da cerâmica visando a compreensão de hábitos e práticas religiosas características de civilizações passadas. Sempre baseando em estudo no oleiros de São José.
Palavras-chave: Cerâmica; Oleiros de São José.
1 INTRODUÇÃO
.
Olaria oficina de oleiro ou ceramista é um local destinado a produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria prima. A oficina de oleiro é considerada a mais antiga das indústrias, isto porque a humanidade, na pré-historica começou a substituir os vasos de cerâmica pelos vasilhames ,utensílios domésticos feitos para o armazenamento de alimentos.
•
A técnica da queima do barro ou terra queimada (do grego "kéramos") já era de conhecimento dos índios aborígines que viviam nas terras do atual território brasileiro e quando os portugueses colonizaram o Brasil. No Brasil contemporâneo ocorre uma concentração de olarias no interior do país ou em zonas rurais. Em sua maioria, esta fábricas, afastadas dos grandes pólos industrias, possuem características semelhantes umas as outras, por serem rústicas, centenárias e predominantemente familiares.
1.1ARTE EM CÊRAMICA Arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Amazonas; a de Santarém, atribuída aos índios tapajós; e a policromia, notável pela riqueza da decoração, complexidade de motivos, uso de cores (vermelha, branca e preta) e técnicas variadas, como modelagem, incisão e excisão. A essa tradição pertence a fase marajoara dos povos que se instalam na