Vaso nas mãos do Oleiro
Jr. 18. 1-6
1- Somos barro nas mãos do oleiro.
Deus comumente ilustra a sua criação humana como barro, até porque ele nos fez do pó: a - "Lembra-te, pois, de que do barro me formaste"; - Jó 10:9 b - “Quanto mais nos que moram em casas de barro.” – Jó 4.19 c - “ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou nas narinas o fôlego da vida; e o homem passou a ser alma vivente.
Mas porque o barro?
Existem cerca de duzentos tipos de barros conhecidos, entretanto, apenas oito tipos de barros servem para a fabricação de vasos.
E sabe qual é a maior característica para um barro bom?
PUREZA, LIGA e FLEXIBILIDADE. Isto é preciso ser puro, agregador e moldável!
Não pode ser um barro cheio de impurezas, pedras e ser duro.
Existe muito tipo de gente no mundo, mas nem todos pagam o preço para fazer a vontade de Deus e assim nem todos servem.
Deus escolhe o barro que quer usar!
Sabe o que isso significa?
...significa que se você foi escolhido por Deus para ser filho dEle, servo dEle, então isto revela que você é feito de um barro especial, próprio para ser moldado e trabalhado.
DEUS NÃO USOU QUALQUER BARRO EM SUA FORMAÇÃO
ELE USOU BARRO BOM!
" Não fostes vós que escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto..." (Jo15.16)
Como você reage sabendo que você é o "barro" bom de Deus?
2 - Somos colocados na "roda" do oleiro! (v.3) "Desci a casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.” v.3
O Oleiro utilizava-se de um instrumento, este instrumento era as "rodas" que giravam e permitiam o oleiro trabalhar o barro.
Quantas lutas enfrentamos mesmo sendo servos de Deus, mesmo sabendo que Deus nos ama e nos sustenta!
O apóstolo Paulo disse:
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança" (Rm.5.3-4)
A nossa vida