hitler
POR UM FIO
Ele nasceu em Braunau am Inn, Áustria, fronteira com a Alemanha, em 1889. Foi o quarto fi lho de 6 irmãos - o primeiro que vingou, já que os 3 primeiros morreram antes dos 3 anos de idade.
NEGANDO AS RAÍZES
O PEQUENO ADOLF DESDENHAVA A CASA DE HABSBURGO, DINASTIA SOBERANA NO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO. PREFERIA CANTAR O HINO NACIONAL ALEMÃO, PARA DESGOSTO DO PAI. QUANDO JOVEM, PARA NÃO SERVIR AO EXÉRCITO AUSTRÍACO, FOI MORAR EM MUNIQUE. MAIS TARDE, OFERECEU-SE PARA SER MENSAGEIRO NO EXÉRCITO ALEMÃO. A SONHADA CIDADANIA GERMÂNICA SÓ VIRIA AOS 43 ANOS, POUCO ANTES DE SER O FÜHRER.
INSIGHT
Grande admirador do compositor alemão Richard Wagner, um dia o jovem Hitler foi assistir à sua opera Rienzi. Um amigo conta que o espetáculo criou nele um tipo de transe: saiu de lá falando com voz estranha sobre sua grande missão de conduzir o povo à liberdade, tal qual o protagonista da ópera.
GAROTO-PROBLEMA
Queria estudar artes. O pai, pragmático, matriculou-o numa escola técnica - equivalente ao nosso antigo científi co. Tinhoso, Hitler contra-atacou com um desempenho sofrível e, quando o pai morreu, em 1903, ainda foi expulso - saiu para beber no fi m das aulas e, de volta ao alojamento, usou o boletim como papel higiênico. (Na vida adulta, porém, ele não costumava beber).
Artista iniciante
AOS 18 ANOS, JÁ ÓRFÃO DE PAI E MÃE, TENTOU INGRESSAR NA ACADEMIA DE BELASARTES DE VIENA - FOI REJEITADO POR INAPTIDÃO DUAS VEZES, EM 1907 E 1908. COGITOU FAZER ARQUITETURA, MAS NÃO FOI ADIANTE. SEUS BIÓGRAFOS ACREDITAM QUE ELE NUNCA QUIS DE FATO ESTUDAR. PINTAVA MUITOS PRÉDIOS, QUE CONSEGUIA REPRODUZIR DETALHADAMENTE DEPOIS DE VER APENAS UMA VEZ, E GANHAVA A VIDA VENDENDO POSTAIS QUE DESENHAVA. MAIS TARDE, NO EXÉRCITO ALEMÃO, FAZIA CARTUNS PARA O JORNAL DOS SOLDADOS.
SEDE DE GUERRA
A 1ª Guerra Mundial foi importante para a autoestima do rapaz: recebeu duas honrarias pela coragem no cargo de mensageiro - o que exigia fi car exposto ao fogo