Tecno edificações

6496 palavras 26 páginas
Olaria - Fabricação de Tijolos
Apresentação do Negócio
A fabricação de tijolos surge pela necessidade que o ser humano sempre teve para se proteger em um local o mais seguro possível.
Com isto o homem ao longo dos tempos veio buscando meios que pudesse facilitar a construção de seus abrigos e cada vez com maior segurança. Assim os processos e materiais utilizados foram evoluindo até chegar a um produto altamente prático que é o tijolo.
Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, na Turquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7.000 e 6.395
a.C., em Jericó e em Çatalhüyük, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueológicas, foi concluído que os tijolos cozidos (em detrimento dos tijolos secos ao sol - adobe) foram inventados no terceiro milénio antes do nascimento de Cristo, no Médio Oriente.
Os tijolos foram uma inovação tecnológica importante, pois permitiram erguer construções resistentes à temperatura e à humidade, numa condição que possibilitou ao homem fixar residência em local fixo, deixando então de ser nomade.
Por volta do ano de 1.200 a.C., o fabrico de tijolos generalizou-se na
Europa e na Ásia.
A produção em massa, de tijolos, começou durante a Revolução
Industrial onde as pequenas oficinas que produziam tijolos desapareceram para dar lugar a grandes fábricas, com fornos enormes, que tornavam a produção de tijolos mais rápida e barata.
Olaria é o nome dado ao local onde se fabricam peças de cerâmica.
Existem vários tipos de olarias no Brasil, sendo algumas destinadas a fabricação de tijolos através do uso do barro e da força elétrica ou tração animal. O uso da força elétrica ou animal é para misturar o barro com a água em equipamentos próprios.
Mercado
A indústria de olaria, para fabricação de tijolos, nos últimos anos, tem apresentado um crescimento substancial, em especial considerando a

Relacionados

  • FINAL DE REL TORIO SUPERVISIONADO WARLEY IGNACIO DE SIQUEIRA
    1707 palavras | 7 páginas
  • jonas
    769 palavras | 4 páginas
  • mercado de equipamentos de seguranca contra incendio
    2638 palavras | 11 páginas
  • Biotecnologia
    699 palavras | 3 páginas
  • 1 Aula 1 Geotecnia I Anhanguera Introducao
    669 palavras | 3 páginas
  • ZONA DE CONFORTO
    2290 palavras | 10 páginas
  • lala
    10529 palavras | 43 páginas
  • Trabalho de geografia
    1046 palavras | 5 páginas
  • Manuten O Preventiva E De Rotina
    1461 palavras | 6 páginas
  • Projeto contra incendio e panico
    3291 palavras | 14 páginas