Fuligem como adição para concreto
Carolina Peres Couto Kleper de Oliveira Rocha (2)
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (carolpcouto@yahoo.com.br)
(2) Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM
INTRODUÇÃO
O emprego do agregado reciclado fuligem, considerados subprodutos poluidores, obtidos pela captação de pó que acompanha os gases da combustão nas chaminés das centrais carboelétricas (os quais nao possuem mais carbono), como adiçao parcial do cimento portland em argamassa se apresenta como alternativa promissora na produçao do concreto na construçao civil, com o objetivo de desenvolver novas técnicas para reduzir os custos da produção e diminuir o impacto ambiental ao utilizar materiais reciclados.
Segundo o Dr. José de Jesus Peres, do Centro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Eletroquímica (Cideteq), se estes resíduos não fossem retidos, sua inalação representaria um problema para a saúde humana. Inclusive internacionalmente existe uma crescente preocupação com o meio ambiente, tanto pelo grande volume de geração deste material, quanto pelo risco de uma possível presença de metais como mercúrio, arsênio e chumbo, que poderiam ser diluídos pela chuva ácida e filtrados nos lençóis freáticos.
A utilização desse resíduos é limitada ao concreto sem função estrutural, pois não há dados que comprovem o seu comportamento ao longo do tempo, podendo apresentar danos á construção devido a fatores externos como a chuva ácida e a ação de cargas. Porém acredita-se que este venha a ser um recurso inovador na indústria da Engenharia Civil.
Visando a importância de reaproveitamento desse resíduos, estudos relacionados a seu aproveitamento na Indústria da Engenharia Civil, especificamente na produção do concreto são viáveis e de extrema importância. Com isso, este trabalho teve como objetivo