fuidos
Refrigerantes
Integrantes: David Teixeira, Geam Lauriano, Lucas Machado, Maury Martins, Rafhael Monteiro, Robson Nascimento
O que são fluidos refrigerantes?
Os fluido refrigerantes, mais conhecidos como gases refrigerantes, são substâncias que mudam de estado físico de acordo com a etapa do ciclo de refrigeração, podendo ser líquido ou gasoso.
Para quê servem os fluidos refrigerantes?
Os fluidos refrigerantes são responsáveis pelo funcionamento de sistemas de refrigeração: splits, ar janela, ar portáteis, ar automativo, VRF. Eles que absorvem o calor do ambiente e o transportam por todo o sistema até as saídas de ar da condensadora (unidade externa).
Há vários tipos de fluidos refrigerantes, os fluidos halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos não halogenados, a exemplo do metano. Os mais utilizados no setor de climatização residencial e comercial são o R-22 e o R-410A (gás ecológico), R-407C.
Como escolher o gás refrigerante ideal?
Antes de fazer essa escolha, considere fatores como aplicabilidade, segurança do material envolvido, impacto ambiental e o seu desempenho energético. Se o fluido refrigerante tiver um baixo desempenho energético, o seu aparelho de ar condicionado vai consumir mais energia.
- Não há um fluido refrigerante que seja universal, há um leque de opções que, dependendo da aplicação, eu vou ter um ou outro refrigerante que pode ser mais adequado”, disse o engenheiro mecânico e professor da UnB, João Pimenta.
A tabela abaixo foi retirada da publicação impressa Uso de Fluidos Alternativos em Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado – Artigos Técnicos – Ministério do Meio Ambiente, 2011.
A esta outra foi enviada pelo Rinaldo César através do Facebook, e mostra os vários tipos de refrigerantes, os tipos, componentes fornecedores, lubrificantes.
Os refrigerantes mais utilizados na indústria podem ser classificados nos seguintes grupos: