mec dos fuidos
Relatórios Práticos 1 e 2:
Lab. Mecânica dos Fluídos
Alunos: Alexandre Sena Artur Ribeiro de Araújo Lapa Bruno Augusto de Oliveira Lucas Mendes Paulo Henrique Fazzi Guilherme Hamers Costa
Turma: C2
Belo Horizonte
2015
Introdução
O principio do empuxo de Arquimedes revolucionou o mundo. A partir desse, pode-se ter a definição da massa específica e peso específico por sua vez. A massa específica de uma substância é a razão entre a massa e o volume da substância. r = O peso específico de uma substância é a razão entre o peso (massa x gravidade) e o volume da substância. g = A partir desses conceitos, temos a possibilidade de definir o que é densidade.
Para demonstrar os aprendizados teóricos realizamos, inicialmente, o primeiro trabalho. Nesse trabalho mensuramos o peso específico e a massa específica para, posteriormente, encontrar a densidade dos seguintes materiais.
Água;
Óleo;
Glicerina.
Materiais e Métodos
Experimento 1
Para a realização do experimento, utilizamos:
Três provetas;
Uma balança de precisão;
20 ml de óleo;
40 ml de glicerina;
90 ml de água.
Primeiramente, medimos um volume escolhido de cada material, nas respectivas provetas, e pesamos cada um na balança de precisão. Dessa forma, descobrimos a massa específica de cada material através da relação massa/volume (kg/m³). Posteriormente, calculou-se o peso específico dos mesmos, dividindo o peso (massa x gravidade) pelo volume. É importante frisar que o peso pode ser fornecido nas unidades newton (N) ou quilograma-força (kgf). A partir da obtenção dos dados acima, calculamos a densidade de cada material em relação à água (dividindo o peso específico ou a massa específica dos materiais pelos da água).
Experimento 2
Para a realização do experimento, utilizamos:
Duas provetas;
Uma balança de precisão;
16 g de óleo;
210 g de mercúrio;
No segundo experimento, pesamos os