Definição da ética
Como percebemos não podemos confundir a ética e a moral.
Há uma diferença, assim como os problemas teóricos morais não se identificam com os problemas práticos.
Sendo assim, a ética não cria a moral .A ética depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor, e partidas delas .
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.Ou seja, é ciência de uma forma especifica de comportamento humano.
De acordo com essa abordagem, a ética se ocupa de um objeto próprio, seria o setor da realidade humana que chamamos moral, antes de estudar a ética eu acreditava que essa palavra se tratava de modos, de boas maneiras ,é muito diferente e a moral eu analisava como por exemplo: O individuo foi infiel com sua esposa ,então ele não tem moral de questionar nada .
Certamente, esta abordagem científica dos problemas morais ainda está muito longe de ser satisfatória, pois as proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a mesma coerência, ao contrário os princípios, as normas ou os juízos de uma moral determinada, não apresentam esse caráter.
Daí podemos afirmar, podemos falar de uma ética científica, mas não se podemos dizer o mesmo da moral.Não existe uma moral científica, mas existe um conhecimento de moral que pode ser científico.
Existe uma moral compatível com os conhecimentos científicos sobre o homem, porque da mesma maneira pode-se dizer que o mundo físico não é científico embora seu estudo seja por parte da ciência física .
A ética não é a moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; sua missão é explicar a moral efetiva e neste sentido pode influir na própria moral.
As palavras mantêm uma relação que não tinham em suas origens etimológicas ,moral vem do latim mos ou mores,’’costumes’’ ou ‘’costume’’,conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito.Ética vem do grego ethos, que significa analogamente modo de ser