FSS
Este presente trabalho aborda aspectos relacionados com a cadeira de electrónica de microondas onde será abordado os seguintes temas: superfícies selectivas de frequências e transformadores, circuitos de baixo ruido e de distorção de intermodulação. O avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos na construção de dispositivos com tecnologia planar decorreu da necessidade crescente de implementação de dispositivos, com dimensões e peso cada vez menores, para aplicações diversas, tais como nas atividades aeroespaciais. Neste sentido foi criado um dispositivo que funciona como filtro de frequências, com inúmeras aplicações.
2. Objectivos
2.1 Objectivos gerais:
Estudar as superfícies selectivas de frequências;
Conhecer os circuitos do baixo ruído e intermodulação.
2.2 Objectivos específicos:
Analisar o funcionamento das SSF;
Saber as suas aplicações no cotidiano;
Apresentar os exemplos das SFF;
Dizer como ocorre a intermodulação.
3. Superfícies selectivas de frequências
As superfícies selectivas de frequências são arranjos periódicos tipicamente bidimensionais, que atuam como filtros espaciais. Desta forma, dependendo do tipo de elemento do arranjo (patch ou abertura), elas podem apresentar características de filtros rejeita-faixa ou passa-faixa, respectivamente. Os elementos podem ser impressos sobre uma ou mais camadas dieléctricas, dependendo da resposta em frequência desejada. As propriedades de filtragem de frequências variam de acordo com o tipo de elemento, as dimensões da estrutura e a periodicidade (distancia) entre as células unitárias (que delimitam a localização de cada elemento). Um exemplo de tais estruturas planares periódicas é mostrado a baixo:
Figura 1: Geometria de uma estrutura periódica. Fonte: T. K. Wu (1995)
3.1 Elementos de um FSS
A FSS com elementos do tipo abertura trabalha como um filtro passa-faixa. Na medida em que os elementos vão entrando em ressonância, a estrutura vai se tornando “transparente”