Original ATPS
A linha de pesquisa em modelagem de simulação e sistemas compreende pesquisas em estatística aplicada, otimização, modelagem em pesquisa operacional e simulação. Tem como objetivo a resolução de problemas de várias áreas, através da modelagem matemática do problema e de sua solução computacional. Os problemas enfrentados pela indústria, centros de pesquisas, organizações em geral são cada vez maiores e mais complexos, exigindo, cada vez mais, técnicas e procedimentos para auxílio nos seus tratamentos. Uma destas técnicas é a modelagem para simulação cujo objetivo é representar o comportamento de sistemas através de um modelo. A simulação pode ser vista como o estudo do comportamento de sistemas reais através do exercício de modelos. Um modelo incorpora características que permitem representar o comportamento do sistema real. Sistema pode ser interpretado como uma coleção de itens entre os quais se possam encontrar ou definir alguma relação de funcionalidade.
Sumário
1 INTRODUÇÃO A MODELAGEM E SIMILAÇÃO DE SISTEMAS 01
2 APLICAÇÕES DE SIMULAÇÃO 03
3 TIPOS DE SIMULAÇÃO 04
4 COMPONENTES DE UM MODELO DE SIMULAÇÃO 05
5 PROCESSO DE SIMULAÇÃO ..................................................................06
6 CONCLUSÃO...........................................................................................08
7 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ....................................................09
Aplicações de Simulações
A simulação pode ser vista como o estudo do comportamento de sistemas reais através do exercício de modelos. Um modelo incorpora características que permitem representar o comportamento do sistema real.
Sistema pode ser interpretado como uma coleção de itens entre os quais se possam encontrar ou definir alguma relação de funcionalidade. O termo simulação é bastante genérico, visto que são variadas as formas e mecanismos utilizados para a representação do comportamento de sistemas. O termo