Frutas x cancer
O câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes do corpo. É definido como uma enfermidade multicausal, pois suas causas são as mais variadas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as causas podem ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas internas são geneticamente determinadas e estão ligadas à capacidade de o organismo se defender das agressões externas. E as causas externas estão relacionadas com o meio ambiente social e cultural. Sendo assim sua prevenção tem sido discutida e estudada por vários cientistas no mundo e tem tomado uma dimensão importante no campo da ciência, uma vez que recentemente foi apontada como a primeira causa de mortalidade no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam, e no Brasil, apontada como a segunda causa de morte por doença, apenas superada pelas doenças cardiovasculares. Com isso o Comitê de Peritos da World Cancer Research Fund registra medidas - além do aumento da atividade física, da manutenção de peso corporal adequado e do não uso de tabaco - que promovem modificações para que se adote uma dieta mais saudável e capaz de reduzir cerca de 60% a 70% a incidência de câncer no mundo. Nossa pesquisa mostra que 30 a 40 por cento de todos os cânceres estão ligados aos alimentos que nós comemos, a quantidade de exercício nós fazemos e nosso peso.
As frutas são largamente conhecidas pela sua importância alimentar. Elas são excelentes fontes de nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais, fazendo parte de uma dieta saudável.
As frutas são largamente conhecidas pela sua importância alimentar. Elas são excelentes fontes de nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais, fazendo parte de uma dieta saudável. Além destes nutrientes, muitas frutas apresentam