Biologia
Mama
Pesquisas mostram que, no Brasil, o câncer de mama é o tipo mais freqüente em número de casos e de mortes entre as mulheres.
Fatores de risco:
Não ter tido filhos; obesidade; dieta rica em gorduras e pobre em fibras; fumo e álcool.
Prevenção:
Exercícios físicos freqüentes, auto-exame das mamas mensalmente e exame médico anual. Dieta rica em fibras e verduras.
Colo de útero
O câncer ginecológico representa 43,2% do total de casos de tumores malignos entre as mulheres. A incidência de câncer cérvico-uterino deve-se à baixa cobertura dos exames preventivos, hoje estimada em 8 a 10 % da população mundial acima dos 20 anos de idade. O Brasil é o segundo país em número de casos deste tipo de câncer, no mundo.E em Belém do Pará, o câncer de colo de útero é o mais incidente.
Fatores de risco:
Ter tido muitos filhos; muitos parceiros sexuais, fumo, pouco consumo de alimentos ricos em vitaminas A e C, infecção pelo vírus HPV, freqüência de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Prevenção:
Exercícios físicos freqüentes, uso de preservativos nas relações sexuais, exames preventivos do câncer de colo de útero anualmente. Consumo regular de frutas frescas, verduras e vitaminas A e C.
Pulmão
Câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. As duas maiores causas de mortes por enfermidades, em nosso país têm a mesma causa, o fumo. No Brasil, cerca de 8 pessoas morrem a cada hora por causa do consumo de cigarros.As pesquisas mostram que cada vez mais o câncer de pulmão se manifesta em pessoas jovens, principalmente as que começaram a fumar na adolescência. O cigarro afeta também a saúde de quem respira a fumaça exalada pelo fumante (fumante passivo).
Fatores de risco:
Falta de exercícios físicos, alto consumo de cigarros, inalação de produtos químicos como composto de níquel e cromo, contato com produtos em decomposição, grande exposição a raios-x e gama.
Prevenção:
Prática freqüente de exercícios físicos, não fumar, uso de equipamentos de segurança ao manusear