Frota
Frota própria ou Frota terceirizada? Qual a melhor opção? Qual o fator de decisão? É uma decisão estratégica ou operacional?
A resposta obviamente não está pronta, depende de diversas características, como por exemplo: Necessidades especificas de transportes, especialidade de um determinado negocio, nível de serviço exigido pelo cliente, custos x nível de serviço, comparativos de desempenho, comparativo de riscos, logística reversa, etc.
Frota Própria: características
- Administração do ativo
- Veículos- Manutenção
- Abastecimento
- Renovação da frota
- Licenças / Impostos
- Pedágios
- Salários dos motoristas- Encargos
- Alocação de pessoas / Veículos
- Aquecimento ou baixa nas vendas
- Seguros- Férias
- Maior flexibilidade
- Maior autonomia
Frota Terceirizada: características
- Negociação e contratação de fretes
- Contratos
- Auditoria dos serviços
- Consolidação de cargas
- Equipe e ativos agregados
- Menor autonomia
- Dificuldade na contratação de frete em determinadas épocas
- Aumento do frete em determinados períodos
Uma série de características da operação e do setor, também contribuem para o processo decisório de manter frota própria ou terceirizar a operação. Dentre estas se destacam: o tamanho da operação, o segmento, a competência gerencial interna, a competitividade do setor, a existência de cargas de retorno e os modais utilizados.
A terceirização virou uma moda na logística, não somente no transporte, mas em todas as etapas do processo. Será essa a melhor opção? Será que a empresa está preparada para abrir as portas para outra empresa? Qual a cultura da empresa?
A grande maioria das empresas terceirizam o que julgam não serem competentes para administrar ou o que não está em seu core business. Será que essas empresas irão saber medir seus prestadores de serviço? Qual o nível de serviço esperado? O que fazer se a parceria não der resultados?