freud e educaçao
Anna Freud procura transmitir aos educadores o que Freud levava em consideração sobre o desenvolvimento infantil de acordo com sua teoria, mostrando o que poderia ajudar ou dificultar a aprendizagem de uma criança.
Sobre a aprendizagem não iremos encontrar obras escrita por Freud, pois sua preocupação era de um clinico interessado em livrar seus pacientes do peso das neuroses. Contudo ele gostava de pensar o que determina alguém a ser um desejante do saber exemplo dos cientistas que viver em buscar dos por que para descobrir as causas das coisas, levanta questionamento sobre o que se busca quando se quer aprender algo, porque as crianças perguntam tanto.
A origem desses questionamentos ocorre no momento da descoberta das diferenças sexuais anatômicas do corpo, a criança começa a percebe a existência do feminino e do masculino. Para Freud as primeiras investigaçoes infantis sempre serão sexuais, pois há a necessidade da criança descobrir seu lugar e sua identidade sexual,onde é nesse momento que a criança se identifica com aquele que parece com ela e toma com modelo. Essas descobertas são angustiantes, mas são elas que impulsionam o querer saber da criança.
Aparece então a pulsão de domínio que é o desejo de conhecer para ter acesso ao poder, a criança pode fazer atos de extrema agressividade onde na verdade só esta exercendo sua pulsão de domínio.Essa atitude deve ser compreendida pelo educador,a criança esta no momento de encantamento pelo novo, busca pelo conhecimento.
Para Freud a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual, afirma que o ato de aprende é como um ato sexual, pois é uma relação entre duas pessoas, o aprender e o não aprende esta ligada a boa e má relação de quem aprende e de quem ensina. O professor pode ser ouvido quando esta revestido por seu aluno de uma importância especial, graças a essa importância o mestre passa em mãos um poder de