RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA GERAL
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA GERAL
Alunas:
Isabela Copetti
Isadora F. Machado
Professora:
Franciane Batista
Lages, setembro de 2013.
Introdução
Essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, as bactérias –seres procariontes- foram os primeiros organismos a aparecer na superfície da terra, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Disponibilizando oxigênio na atmosfera e reduzido as concentrações de CO2, permitiram a colonização de novos organismos. Além disso, as mitocôndrias e cloroplastos são derivados de bactérias endossimbiontes, ou seja: sem as bactérias, não existiriam células eucariontes nem células vegetais.
Com reação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida, como as bactérias nitrificantes ou a descoberta da penicilina, ou também bastante negativa, como os efeitos prejudiciais à saúde e até mesmo à vida do homem, quando em contato com microrganismos patogênicos.
Somente após a invenção do microscópio, foi possível identificar uma grande variedade de seres vivos. Estes seres tão minúsculos não tão todos iguais, eles podem ser muito diferentes em tamanho e forma de vida. Contudo, todos têm em comum uma estrutura bastante simples e a impossibilidade de serem vistos sem o uso de microscópio.
Como forma de diferenciar as bactérias, surgiu um método chamado de Coloração de Gram, onde há a separação de bactérias gram positivas e gram negativas, cada uma com sua especificação. Desenvolvida por Christian Gram, o procedimento é feito através do contato da bactéria com corante violeta, fixação com iodo e um agente de descoloração (metanol), seguido por outra coloração com safranina.
As bactérias gram-positivas ficam coradas de azul/violeta e as gram-negativas são coradas de safranina e ficam vermelhas. Esta distinção de manchas é um reflexo de diferenças no que diz respeito à composição básica de suas paredes celulares.
Entre