Relatorio de Microbiologia Geral
INTRODUÇÃO
O meio ambiente é um local repleto de microorganismos das mais variadas formas. É também o local utilizado por nós para a realização de diversas actividades diárias necessárias a nossa sobrevivência, (ROCHA, 2013).
Apesar da constante atribuição de culpas ao microorganismos pelas várias doenças sofridas pelo homem, os microorganismos são vitais para o meio ambiente. Estes participam do ciclo de Carbono e do ciclo de Nitrogénio, desempenhando papéis bastante importantes em todos os ecossistemas, com o exemplo da decomposição da matéria orgânica, produção de alimentos e produção de oxigénio (ROCHA, 2013).
Os microorganismos não se restringem ao meio ambiente em geral, eles também estão presentes no interior e exterior do corpo humano. Alguns deles estão em relação mutualista e outros em relação parasita (HEALTHINSTITUTE, 2012). Existem cerca de 100 triliões de bactérias habitando o corpo humano nas suas mais diversas partes, com o exemplo do cabelo e das mãos (COSTA, 2009).
O cabelo e as palmas das mãos constituem alguns dos locais com maior variação de comunidades bacteriana (COSTA, 2009), sendo que as mãos são uma importante via de transmissão de microorganismos, uma vez que a pele é um reservatório destes agentes. Nesta existem dois grupos de microorganismos: os residentes, composta por elementos aderidos as camadas mais profundas da pele e a transitória, presente na parte mais superficial da pele e que pode ser removidos através da higiene ou então da assepsia (HEALTHINSTITUTE,2012).
Alguns microorganismos fazem bem ao corpo, pois estimulam o sistema imune, contribuem para a digestão de alimento e produzem vitamina K. Outros denominados patogénicos afectam a saúde do homem, provocando doenças (COSTA, 2009).
O estudo das bactérias existentes no nosso corpo é importante para a determinação das consequências da sua presença. Sendo que muitas destas bactérias podiam ser úteis em alguma parte do nosso corpo (COSTA,