Frequencias naturais
Maira Rosine Bolla
Vibração é qualquer movimento que se repete após determinado intervalo de tempo. Estas são classificadas em: •Vibração forçada é quando o movimento persiste por causa da existência de uma força de perturbação.
•Vibração livre é quando o movimento continua após a remoção da perturbação original.
Na análise de vibração, usualmente consideramos as perdas de energia, usando um simples fator, chamado de fator de amortecimento.
Período de uma vibração é o tempo de um ciclo simples.
Frequência é o número de ciclos que ocorre a cada unidade de tempo.
Frequência natural ééa frequência de uma vibração livre.
Frequência natural a frequência de uma vibração livre.
Se a frequência forçada se torna igual a frequência natural de um sistema, ocorre a Ressonância.
Qualquer objeto material tem uma ou mais frequências nas quais "gosta" de vibrar: são as frequências naturais de vibração do objeto.
Quando o objeto é "excitado" por algum agente externo em uma de suas frequências naturais dáse a ressonância: o objeto vibra nessa frequência com amplitude máxima, só limitada pelos inevitáveis amortecimentos.
Uma ponte nos Estados Unidos desabou quando entrou em ressonância com o vento. A ponte sobre o Estreito de Tacoma, logo após ser liberada ao tráfego, começou a balançar sempre que o vento soprava um pouco mais forte. No dia 7 de
Novembro de 1940 aconteceu a ressonância.
Inicialmente, a ponte começou a vibrar em modos longitudinais, isto é, ao longo de seu comprimento.
Até aí, tudo bem. Mas, logo apareceram os chamados "modos torsionais", nos quais a ponte balançava para os lados, se torcendo toda. Na ressonância, a amplitude desses modos torsionais aumentou de tal forma que a ponte desabou.
Ponte de Tacoma vibrando no modo longitudinal Ponte de Tacoma vibrando no modo torsional. Vibração em regime permanente: indica que um movimento se repete exatamente em cada ciclo