Frequencia
Curso de Gestão Ano Lectivo: 2010/11 1.º Ano – 2.º Semestre Módulo II: 07/07/2011 Duração: 1h15m Docentes: Blandina Oliveira, Ana Lopes, Florbela Machado Observação: Apresente todos os cálculos que efectuar.
1. [11 v] A empresa “Lado-a-Lado, Lda”, sabe que a sua função de produção é definida pela expressão: Q= 20L 0,25 K 0,5. O salário e o custo de capital são 4 u.m. e 20u.m., respectivamente. a) [2,5 v] Demonstre que as quantidades óptimas a consumir de cada um dos factores são dadas pelas expressões: b) [1 v] Calcule as quantidades óptimas dos factores e a produção máxima, tendo em conta que esta empresa dispõe de 1200 u.m. de financiamento para a actividade. c) [1 v] Calcule a TMST L,K no ponto de equilíbrio e interprete economicamente o resultado. d) [1,25 v] Distinga a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes de Rendimentos à Escala Decrescentes. Justifique a sua resposta. e) [1,5 v] Identifique o tipo de custos à escala e justifique a sua resposta. f) [2,5 v] Com o objectivo de aumentar a sua produção, o empresário decide aumentar a quantidade utilizada do capital em 20% face ao calculado na alínea b). A nova combinação de factores corresponde a uma solução óptima para esta empresa? Represente esta solução e compare-a com a solução óptima inicial. g) [1,25 v] Distinga a função oferta de produto da função custo.
2. [6 v] No país Distante existem milhares empresas agrícolas a produzirem pepinos. A empresa Pepino Verde é uma dessas empresas e apresenta a seguinte estrutura de custos: CT= 3Q3 -15Q2 +25Q+30 O pepino é vendido no mercado a 10 u.m.. a) [1 v] Determine a função oferta desta empresa. b) [2 v] Quantifique o lucro obtido e represente-o graficamente. c) [1,5 v] Face aos resultados obtidos, o proprietário desta empresa pretende encerrar a sua actividade. Contudo o seu gestor aconselhou-o a não encerrar. Explicite os argumentos utilizados pelo gestor. d) [1,5 v] Explique por que razão a Receita Marginal em