Atividade sobre questão social
1) Verifique e faça um levantamento das diferenças entre os documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré.
Resp:O documento de Araxá foi publicado pelo CBCISS(1986, p:32) trata dos níveis de microatuação e da macroatuação do Serviço Social.
O nível da microatuação discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos, que são os processos de caso, grupo, comunidade e trabalho com a população.
Na macroatuação, o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento.
O documento de Teresópolis apontam para a requalificação profissional do assistente social. O perfil são técnico da profissão e a inscrevem conclusivamente no circuito da modernização conservadora.
O documento de Sumaré baseia-se na ajuda psicossocial, o qual é obtido através do diálogo entre a pessoa-assistente social e a pessoa-cliente(pessoa usuário).
2) Qual a importância desses documentos para o Serviço Social? E como estava a época em que surgiram essas discussões?
Resp: Após estes movimentos os Assistentes Sociais se dedicaram com maior profundidade `a crítica interna. Foram realizados importantes encontros profissionais, em níveis regionais, nacionais e latinos-americanos, debatendo as questões profissionais e educativas do Serviço Social.
O movimento chamado de Reconceituação apresentava propostas que visavam a adequação da profissão à nova realidade imposta, a busca por referenciais teóricos que marcassem o novo posicionamento teórico social, aliado a uma metodologia adequada a essas exigências.
Até os anos 1960 ou mais, os assistentes sociais terminavam o seu curso e depois iam trabalhar em instituições provavelmente governamentais, que ditavam o que era para fazer. Tinham que selecionar os mais pobres dos mais pobres para serem ajudados.
Unidade IV - Atividades
1) Descreva como surgiu o debate sobre a questão social.
Resp: Para Cerqueira Filho a questão social aparece