Freios de aeronaves
O funcionamento correto dos freios é da máxima importância em uma aeronave. Os freios são usados para redução da velocidade, parada, estacionamento ou direção da aeronave. Eles devem desenvolver força suficiente para parar a aeronave em uma razoável distância.
Os freios devem manter a aeronave parada durante uma checagem normal de motor; e os freios devem permitir a direção da aeronave no solo.
Os freios estão instalados em cada roda das pernas de força principais, e eles podem ser atuados independentemente um do outro. O freio da roda direita, é controlado pela aplicação da parte superior do pedal de direção direito, e o da roda esquerda é controlado pelo pedal de direção esquerdo.
Para que os freios funcionem eficientemente, cada componente no sistema de freios deve operar satisfatoriamente, e cada conjunto de freio na aeronave deve operar com igual eficiência .
Portanto, é importante que o sistema de freios por inteiro seja freqüentemente inspecionado, e um amplo suprimento de fluido hidráulico deva ser mantido no sistema.
Cada conjunto de freio deve ser ajustado adequadamente, e as superfícies de fricção devem ser mantidas livres de óleo e graxa.
Três tipos de sistemas de freio são geralmente usados: (1) sistemas independentes; (2) sistemas de controle de força; e (3) sistemas de reforço de força. Além disso, existem vários diferentes tipos de conjuntos de freios de uso difundido.
Sistemas de freio independente
Em geral, o sistema de freio independente é usado em pequenas aeronaves. Este tipo de sistema de freio é chamado “independente” por ter o próprio reservatório, e ser inteiramente independente do sistema principal da aeronave.
Os sistemas de freio independentes são energizados por cilindros mestres, semelhantes aos usados nos sistemas de freios convencionais de automóveis.
O sistema é composto de um reservatório, um ou dois cilindros mestres, ligações mecânicas que conectam cada cilindro mestre com o seu correspondente