Estudo de caso " zara"
Análise do Comportamento do Consumidor
Trabalho referente ao Estudo de Conteúdo para a AV1
Alunos: Bruno da Silva Freitas,
Carla Pereira Gomes,
Karoliny Xavier
Professor: Fábio Mário
Rio de Janeiro
2012.1
Questão 1
Situe em dois exemplos atuais e opostos o papel da cultura na formação da conduta do consumidor. Justifique-os:
Como primeiro exemplo, podemos destacar a celebração do Natal - regido pelo calendário Gregoriano.
Trata-se da celebração mais importante do ano. Grande parte da população mundial (entre católicos e protestantes) comemora o nascimento de Cristo, com o objetivo de manter presente a união da família. Esta data representa a maior época de consumo. O mercado aproveita este espírito de confraternização para desenvolver inúmeras promoções. O Natal faz parte da nossa cultura. Trata-se de uma forte tradição marcada pela troca de presentes. Em oposição, existem diversos grupos como os judeus e os islâmicos, que neste mesmo período não celebraram esta data pelo fato de não aceitarem Jesus como o Messias.
Como segundo exemplo, podemos destacar a diferença da manifestação cultural do carnaval entre o Brasil e a Argentina ao longo do tempo:
A festa carnavalesca na Argentina é uma das piores coisas a serem aproveitadas no país. A festa voltou a ser feriado nacional apenas em 2010, depois de 30 anos de esquecimento. A folia foi abolida durante o regime militar, que queria evitar aglomerações, e hoje se traduz nas ruas da cidade nos “corsos”, ou lugares onde se apresentam as “murgas”, onde grupos de moradores fantasiados apresentam números musicais, cantam e dançam. Aos poucos, as manifestações retornam as ruas. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas no local da apresentação é proibida, o que é extremamente ruim para o comercio.
No Brasil, o carnaval significa a maior festa popular do país, apesar de já ter passado também por algumas tentativas de restrições no passado. Aqui, o carnaval é