Freio
CURITIBA
2013
APLICAÇÃO DE MOTOR A REAÇÃO EM UMA MOTOCICLETA
Trabalho apresentado à disciplina de Motores Automotivos do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná, como requisito parcialmente avaliativo do 3º semestre.
Professor:
CURITIBA
2013LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 01 – QUADRO DE INTERLIGAÇÕES ELETRÔNICAS 06
FIGURA 02 – QUADRO ESQUEMÁTICO DO ECU 08
FIGURA 03 – ESQUEMA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA (CORTE) 09
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 O PROJETO JET REACTION 05
2 AERODINÂMICA 07
2 VIABILIDADE TÉCNICA 09
6 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A aplicação do motor a reação para a prática esportiva, é conhecido no mundo das corridas como prova de arrancada. A prova de arrancada é realizada em uma pista de trajeto reto e nivelada. À distância a ser percorrida equivalem a um quarto de milha, ou 402,5 metros. Outro cenário para as corridas é em Bonneville Salt Flats, um deserto de sal com cerca de 410 km², localizado ao nordeste de Utah, Estados Unidos. A região é famosa pelas corridas de alta velocidade com veículos que chegam a ultrapassar os 1000 km/h. O presente trabalho mostra o projeto batizado de “Jet Reaction” que consiste em uma motocicleta construída pela British, alimentado por um motor de helicóptero turboshaft convertido em pós-combustão turbo.
2 O PROJETO JET REACTION
A motocicleta “Jet Reaction” foi desenvolvida por um britânico Richard Brown, que bateu um recorde de velocidade chegando a 605 km/h. Richard Brown quer criar um modelo de motocicleta sustentável e turbinado, capaz de atingir mais de 680 km/h. A ideia de quebrar o recorde de velocidade sobre duas rodas surgiu após o ex-recordista Richard Brown perder o seu título e pedir a ajuda dos professores da Universidade de Huddersfield para criar um protótipo que tenha capacidade suficiente de ser o