Frações
Definição
Há 3000 antes de Cristo, os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas.
As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.
Portanto para representar os elementos que não são tomados como partes inteiras de alguma coisa, utilizamos o objeto matemático denominado fração. Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais.
Elemento de uma fração
Os números inteiros utilizados na fração são chamados numerador e denominador, separados por uma linha horizontal ou traço de fração, que significa uma divisão entre esses dois elementos.
Numerador
Denominador
Onde Numerador indica quantas partes são tomadas do inteiro, isto é, o número inteiro que é escrito sobre o traço de fração e Denominador indica em quantas partes dividimos o inteiro, sendo que este número inteiro deve necessariamente ser diferente de zero.
Exemplo:
1/4
1/4
1/4
1/4
Consideremos a fração ¼ , o numerador 1 representa a quantidade que desejamos representar e o denominador 4 representa o total das partes que foram divididas.
Leitura de Frações
Não por acaso, o denominador é o termo que dá nome à fração. Meio, terço e quarto são exemplos de nomes aplicados em função do