fraudes
RESUMO
A credibilidade do auditor, e da profissão contábil como um todo, vem sendo afetada pelos diversos escândalos fraudulentos apontados pela mídia, o que torna importante a detecção de fraudes pelos auditores, assim como sua divulgação para que estas práticas inadequadas possam ser evitadas. O desafio é a tomada de medidas adequadas que viabilizem a detecção de fraudes e inviabilização das mesmas, tornando escândalos financeiros como da Enron, WorldCom, Parmalat, e tantos outros publicados ou que ainda podem ser descobertos, casos incomuns e até mesmo raros de se ver. Então, a proposta deste artigo é a reflexão sobre a postura do auditor perante a detecção de fraudes e sobre a importância da ética, assim como o respeito e obediência dos princípios e normas profissionais, para a formação de uma sociedade mais justa e transparente, sem incidências corruptelas.
Palavras Chave: auditoria; responsabilidade; fraudes; escândalos financeiros;
1. INTRODUÇÃO
A auditoria surgiu da necessidade dos usuários das informações contábeis de terem uma opinião independente, que demonstrasse informações sobre a verdadeira situação patrimonial e financeiras das entidades. Com o decorrer dos anos, o trabalho da auditoria foi ganhando credibilidade e destaque, apresentando grande valor para a sociedade. Porém, nos últimos anos, os escândalos financeiros, envolvendo fraudes, estão fazendo com que a confiança no trabalho dos auditores, e profissão contábil como um todo, fosse afetada.
Este artigo tem então, o propósito de apontar os objetivos da auditoria, assim como os procedimentos utilizados pela mesma no desenvolvimento de suas atividades, levando em conta a importância da detecção de fraudes e necessidade de divulgação dos atos fraudulentos. Além de apontar escândalos que abalaram a sociedade e o envolvimento da auditoria em alguns destes casos; sem deixar de assinalar os controles internos como importantes sistemas de