Frase retiradas de O Príncipe - Máquiavel
“porque os homens são sempre inimigos dos empreendimentos onde vejam dificuldades”
>>> Onde Maquiavel cita que o Príncipe que depende dos outros para se defender, e a seu posto e principado, escondendo-se atrás das muralhas de sua província, deve-se preocupar em guarnecê-la, ignorando as condições dos territórios que a contornam. Suas muralhas devem ser fortificadas e suas cidades providas, onde enfim, não se pode encontrar facilidade para atacar quem tenha sua cidade forte e não seja odiado pelo povo.
Capitulo XII - DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO AS MILÍCIAS, E DOS SOLDADOS MERCENÁRIOS
“É necessário a um príncipe ter bons fundamentos; do contrário, necessariamente, cairá em ruína. Os principais fundamentos que os Estados têm, tanto os novos como os velhos ou os mistos, são as boas leis e as boas armas. E, como não pode haver boas leis onde não existam boas armas e onde existam“
Capitulo XIV - O QUE COMPETE A UM PRÍNCIPE ACERCA DA MILÍCIA
“Deve o príncipe, portanto, não desviar um momento sequer o seu pensamento do exercício da guerra, o que pode fazer por dois modos: um com a ação, o outro com a mente, Quanto à ação, além de manter bem organizadas e exercitadas as suas tropas, deve estar sempre em caçadas para acostumar o corpo às fadigas...
... Mas, quanto ao exercício da mente, deve o príncipe ler as histórias e nelas observar as ações dos grandes homens, ver como se conduziram nas guerras, examinar as causas de suas vitórias e de suas derrotas, para poder fugir às responsáveis por estas e imitar as causadoras daquelas “
Capitulo XV - DAQUELAS COISAS PELAS QUAIS OS HOMENS, E ESPECIALMENTE OS PRÍNCIPES, SÃO LOUVADOS OU VITUPERADOS
“há tanta diferença de como se vive e como se deveria viver, que aquele que abandone o que se faz por aquilo que se deveria fazer, aprenderá antes o caminho de sua ruína do que o de sua preservação, eis que um homem que queira em todas as suas palavras fazer