831155 EXERC CIO Maquiavel
1235 palavras
5 páginas
ARTUR DE OLIVEIRA SÍRIOEXERCÍCIO – O PRÍNCIPE – Maquiavel 1- A liberalidade é a qualidade de quem vive suntuosamente e gasta seus recursos sem maiores limites. Para Maquiavel, por que um príncipe não deve tornar essa qualidade de conhecimento de todos?
Segundo Maquiavel, o príncipe deveria dosar a liberdade de seus súditos. Pois seus súditos deveriam saber que a liberdade é um valor frágil que a qualquer momento pode ser retirada.
2- Quando um príncipe gasta muito dinheiro e tem a fama de liberal, ele precisará gravar o povo de impostos para continuar procedendo com liberalidade. Por que Maquiavel não recomenda essa postura?
Quando um príncipe gasta muito recurso, o povo vai exigir cada vez mais, ficando cada vez mais difícil o príncipe manter o padrão de vida de seus súditos, chegando ao ponto do príncipe ter que aumentar os impostos do povo, gerando insatisfação popular.
3- Um principe não deve temer a pecha (o rótulo) de miserável. Por quê?
Para Maquiavel um príncipe não deveria temer ser rotulado de miserável pois ele deve prover os recursos básicos para a população e aos poucos disponibilizar algumas benefícios .
4- Por que um príncipe deve gastar pouco?
O príncipe deve gastar pouco para não acostumar sua população a ter os bens mais do que necessitam e também para poder ter recursos em algum caso de emergência
5- O que é melhor para um príncipe? Ser amado, ser temido ou ser amado e temido ao mesmo tempo? Justifique sua resposta.
Segundo Maquiavel um príncipe deve ser temido pelo seu povo para que o príncipe consiga manter a ordem e fazer valer sua palavra. Porém o príncipe não deve abusar de seu poder pois pode gerar insatisfação popular devido a punições exagerada ou injustiças.
6- Descreva as características do ser humano apresentadas ao longo do capítulo e ao final escreva de forma sucinta que concepção Maquiavel tem do ser humano.
Para Maquiavel o ser humano é egoísta e interesseiro. O homem segundo Maquiavel é utilitarista em