Plano de aula
Filme: A fonte das Mulheres. Um filme de Radu mihaillasu.
O filme retrata a vida dos povos Islâmicos no Oriente Médio, onde as mulheres tem o direito apenas de ter filhos, trabalharem arduamente na busca de água, sem direito de expor seus pensamentos e sendo submissas aos seus maridos. Porém, quando uma das mulheres, cansada de tanta desigualdade começa a lutar pelos seus direitos, ela passa a enfrentar grandes obstáculos e preconceito até conquistar a igualdade entre homens e mulheres.
Este preconceito ainda cerca as mulheres no século XXI, mas, as mulheres vêm batalhando para conquistar os seus objetivos para as suas independências na sociedade.
É muito importante, levar em consideração que hoje em dia as mulheres vêm conquistando o seu espaço entre os homens, lutando pela igualdade social. Por mais que o preconceito atrapalhe um pouco, as mulheres estão esforçando-se ao máximo, todas tem os mesmos direitos e deveres que os homens.
Assim como no filme, com: união, entendimento, compreensão e esforços, os preconceitos, não só o preconceito com as mulheres, mas sim em forma geral, vão sendo quebrados. É justo, que nos dias de hoje, muitas empresas estão preferindo mulheres para os cargos de chefe, devido elas terem mais paciência, responsabilidade e facilidade de dialogar. Mas os salários para o mesmo cargo variam entre homens e mulheres. De certa forma é um preconceito diferenciar o salário de ambos, se eles exercem a mesma função na empresa, então não deveria haver essa diferença.
Nas escolas é de grande responsabilidade que ensinem aos alunos que não há diferença entre alunos e alunas e que todos têm os mesmos direitos e deveres. Para que eles aprendam a lidar com a igualdade .
Por este motivo, no ambiente educacional, também é necessário manter esse vinculo de igualdade entre os alunos, não desmerecendo ninguém devido a sua sexualidade, cor, raça, nacionalidade, etc. Assim, aos poucos nós cidadãos, vamos destruindo o