Frank Gehry
Arquitetura Desconstrutivista
História do arquiteto
• Frank O. Gehry nasceu em Toronto em 1929, mas mudou-se com a família para Los Angeles em 1947.
• Ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura.
• Estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente especializou-se em design na Universidade de Harvard.
• Nos anos 1970, Gehry projetou diversas residências, incluindo sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia.
• Desenvolveu também projetos de grande inventividade para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção.
Estilo
A Arquitetura Desconstrutivista tem o intuito de libertar as pré-definições das regras geométricas, e atualmente abrange uma enorme tendência dentro da escola Contemporânea.
Frank, mudou a imagem de uma disciplina muito conservadora. Ele mistura o livre-arbítrio da arte, com algo muito concreto e intransigente como a física.
Ele deixa de ser apenas um arquiteto e se transforma em um arquiteto-artista , basicamente um artista se arrisca a fazer algo novo e nesse ponto que Gehry se arriscou em criar algo jamais experimentado, algo novo, nunca visto. É um desbravador que se destaca pela sua peculiaridade, ele tem sua própria maneira de fazer as coisas, perversa e original.
Estilo
Impulsionado por uma visão particular de ver a arquitetura passou a ousar na composição entre diferentes materiais e formas. Passou do concreto maciço à utilização de madeira compensada e placas de aço para a criação de não apenas prédios, mas sim, verdadeiras esculturas funcionais.
Assim como muitos arquitetos contemporâneos, Gehry ampliou sua visão para além de tijolo e argamassa e, exercendo a função de Designer de produto, colaborou com artistas como Claes Oldenburg e Richard Serra, na concepção relógios, bules e uma linha de jóias para a Tiffany & Co. com peças inspirada nos peixes, que, segundo Gehry, são