Frank gehry
HISTÓRIA DA ARQUITETURA III
Aluno: Edilmar Bastos Bomfim
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um movimento da arquitetura no qual muitos arquitetos se destacaram. Dentre estes movimentos está o Modernismo no século XX, o qual engloba as correntes do Brutalismo, o High-Tech, a Arquitetura Escultórica, o Pós Modernismo e o Desconstrutivismo.
Neste trabalho é colocado como destaque o Arquiteto Frank Owen Gehry, participante do movimento desconstrutivista, que com sua polêmica linguagem arquitetural conquistou admiradores e críticos.
Ao longo da sua carreira Frank Gehry tem mostrado persistência em nunca desistir de colocar em prática suas ideias, as quais aos olhos de muitos não eram ou são aceitáveis.
Frank Gehry possui obras espalhadas por todo o mundo e tem se tornado cada vez mais requisitado. Arquiteto de renome mundial possui uma grande equipe de profissionais e produz obras grandiosas de rara complexidade e beleza.
CONTEXTO HISTÓRICO
Na história tanto das artes como da arquitetura, as sucessões de estilos ocorrem na medida em que impérios são derrotados pela força, pela superioridade, não havendo consenso entre o melhor para todos. Desde o começo dos tempos o ser humano procura fazer de sua própria morada o melhor refúgio para si, seguindo um instinto vindo dos nossos ancestrais.
Este sentimento nos faz querer aperfeiçoar o nosso lar, seja com técnicas arquitetônicas diferentes das conhecidas anteriormente ou com materiais que nos proporcionam melhor conforto e prazer dentro de nossos casulos. A partir do momento em que o povo detém a tecnologia, mesmo que seja a mais primitiva possível, se vê no papel de poder fazer outros tipos de projeto, sejam eles templos, praças, mercados, portos ou outras edificações. Os primeiros a fazer isso foram os povos da mesopotâmia com os Zigurates que marcaram o início de toda a arquitetura como a conhecemos.
Então surge o estilo egípcio com suas