Frank Gehry
Gehry Residence, por Frank Gehry
Fundamentação Teórica
Sobre o autor
Para uma análise mais fundamentada e crítica do projeto, é de suma importância estudar a trajetória do arquiteto e entender seu contexto. Frank Owen Gehry nasceu em 28 de Fevereiro de 1929, em Toronto, no Canadá. Em 1947 se mudou para Califórnia, Estados Unidos, se graduando no Bacharelado de Arquitetura pela University of Southern California em 1954.
A arquitetura de Gehry é adepto do desconstrutivismo, estilo consolidado em obras notáveis como a Dancing House (ver fig. 1), na República Checa, o Guggeheim Museum em Bilbao e o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles. Utiliza-se de materiais de construção não usuais e de formas inesperadas, como chapas metálicas e outros materiais industriais. Explode a geometria da arquitetura tradicional, criando uma nova forma de expressão, uma nova forma de construir e definir o espaço.
Gehry não se restringiu ao campo da arquitetura, e colaborou com artistas como Claes Oldenburg e Richard Serra (ver fig. 2), além de fazer o design de joias para a Tiffany & Co.
Frank Gehry é um dos arquitetos da contemporaneidade mais influentes do mundo, com diversas nomeações honrosas, ganhador do prêmio Pritzker, que tem na arquitetura importância análoga ao Nobel no cinema.
“If I knew where I was going, I wouldn’t do it. When I can predict or plan it, I don’t do it”. (GEHRY, Frank).
Dados do projeto
A Gehry Residence está situada em Santa Monica, na Califórnia, Estados Unidos (ver fig. 3), a residência foi projetada entre 1977 e 1978, tendo sua construção finalizada no mesmo ano. É interessante pontuar que o projeto é uma reforma de uma casa originalmente construída em 1920.
Estética
“Uma entediante, porém charmosa casa antiga” foi o ponto de partida para as remodelações da casa, que se iniciaram em 1978, por