Frank gehry
Frank Owen Gehry, nascido em 28 de fevereiro de 1929, na cidade de Ephraim Owin Goldibirg, em Toronto, Canada, de família judaica. Viveu em sua cidade natal ate os 17 anos e depois se mudou para Los Angeles na Califórnia e se naturalizou americano.
Quando pequeno sua avó construía pequenas cidades de madeira, e a partir dai surgiu o seu gosto pela arquitetura. O que o encorajou a seguir sua escolha foi o incentivo de sua mãe, ignorando o fato de que o pai não dava apoio.
Conceituado arquiteto é conhecido mundialmente por sua arquitetura formalista, escultural, pictórica, apresentando em quase todos os seus projetos curvas trabalhadas em metal que são inicialmente originada partir de pedaços de papel cortado junto de sua boa imaginação e criatividade. A partir de suas obras ganhou vários prêmios de arquitetura, tendo destaque para o premio de Pritzker em 1989 e o Imperial Award de Architecture em 1992.
Antes de se formar arquiteto, estudou artes plásticas e nos EUA se formou- se em arquitetura e urbanismo na University Of Southern California e na Harvard University sobre planejamento urbano e lecionou em diversas universidades.
No inicio de sua carreira e produção em Los Angeles teve seu próprio escritório, Frank O. Gehry and Associates. Posteriormente fundou a Gehry Partner, uma sociedade que auxilia no desenvolvimento dos projetos criados pelo próprio Frank Gehry junto de seus sócios.
Gehry possui um estilo desconstrutivista de projetar que começou a surgir por volta da década de 70, onde foi impussionado por uma visão particular de ver a arquitetura e a partir dai passou a ousar na composição de diferentes formas e materiais com seu design arrojado, já que tudo o que faz é diferente.
Na criação de seus prédios que não são apenas prédios, e sim verdadeiras esculturas funcionais, onde usa e abusa de curvas, concreto maciço junto de madeira compensada e placas de aço, também serviu de inspiração para design de suas futuras obras do