TRABALHO
É um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.É a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão de obra em qualquer processo. A automação diminui custos, aumenta a velocidade da obtenção das informações.
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo com o objetivo de torna-lo mais eficiente através da maximização da produção com o menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.A automação industrial é uma forma que muitas empresas encontraram de melhorar o processo de produção de seus produtos. Um das vantagens de se usar a automação industrial é o fato de que as máquinas, aliadas aos avanços tecnológicos e a informática, conseguem fazer melhor e mais rapidamente o trabalho de um homem.
Outra vantagem da automação industrial é o capital, uma máquina custa um valor muito alto, porém o dono da empresa irá arcar com o valor da manutenção do aparelho. Se ele contratasse pessoas para fazer o trabalho da máquina teria que custear planos de saúde, licença, férias e vários outros benefícios que o trabalhador tem direito perante a lei. As maiores desvantagens da automação encontram-se no se valor e quando uma máquina estraga o valor para arrumá-la pode ser extremamente alto. Além disso, o número de profissionais que sabem trabalhar com a automação industrial é muito pequeno no Brasil. Outra desvantagem da automação industrial é o aumento da desigualdade social. Muitas pessoas perdem o emprego e são substituídas por essas máquinas. Isso faz com que essas pessoas, se não conseguirem um novo emprego, acabem marginalizadas. Essas são algumas das vantagens e desvantagens da automaçãoindustrial.
Automação e mão