Sindrome Da Sela Turca Vazia Trabalho
SELA TURCA VAZIA
O que é?
Classificação
Localização
Causas
Sintomas
Diagnóstico
SELA TURCA
Pequena cavidade na base do crânio onde se aloja a hipófise, a mais importante das glândulas de secreção interna, ou endócrinas.
Síndrome da sela vazia é uma descrição da imagem obtida por ressonância magnética em que a sela parece vazia. O QUE É?
um problema que surge quando a sela turca está preenchida com líquido cefalorraquidiano devido a uma herniação para dentro da sela, o que leva à compressão do tecido hipofisário normal, podendo prejudicar a produção de alguns hormônios ou o funcionamento de outras glândulas. Geralmente, esta síndrome é mais frequente em pacientes com tumor na hipófise, que fizeram radioterapia ou que foram submetidos à cirurgia para retirar uma parte da hipófise, no entanto, também pode aparecer desde a nascença devido à compressão da hipófise por líquido cefalorraquidiano.
Classificação:
Existem dois tipos da síndrome da sela vazia:
Primária: quando um diminuto defeito anatômico acima da hipófise aumenta a pressão na sela turca, levando ao achatamento dessa glândula. Está relacionado à obesidade e hipertensão em mulheres.
Este transtorno pode indicar a presença de hipertensão intracraniana idiopática.
Secundária: resulta da regressão da hipófise no interior da sela turca, após uma lesão, cirurgia ou radioterapia. Clinicamente, indivíduos que sofreram redução da hipófise refletem a perda das funções desta glândula, como a parada dos ciclos menstruais, infertilidade, fadiga, intolerância ao estresse e infecções recorrentes. Classificação:
Nas crianças, a síndrome da sela vazia pode estar relacionada ao início precoce da puberdade, à deficiência de hormônio do crescimento, a tumores na hipófise ou à disfunção dessa glândula.
Com exceção do caso de associação com outras desordens, o tratamento é somente de suporte e sintomático.
Procedimento cirúrgico pode ser necessário em alguns casos.
Esta síndrome não