Franchising
FRANCHISING
- O Objectivo de qualquer marca é criar uma rede que lhe garanta o escoamento dos seus produtos ou serviços e assim concentrar os seus recursos na inovação e na produção.
- Mas os avultados investimentos para criar e acompanhar uma rede própria de 100, 200, 300 ou até milhares de pontos de venda, obrigam a marca a procurar investidores interessados apenas em participar nesta fase do negócio: os pontos de venda.
- Este modelo de negócio em que uma marca partilha o desenvolvimento de uma rede de pontos de venda com pequenos investidores chama-se FRANCHISING. A marca proprietária do produto e do seu modelo de negócio é FRANCHISADORA e o investidor participante é o FRANCHISADO.
Em resumo
FRANCHISADOR
VANTAGENS:
- Desenvolvimento de uma rede de pontos de venda sem investimento.
- Utilizar os recursos para o desenvolvimento marca e dos produtos e não para o seu escoamento.
- A gestão do ponto de venda em termos de recursos humanos, burocracias e até manutenção do ponto de venda não lhe compete.
RESPONSABILIDADES:
- Criar unidades piloto que determinem e demonstrem o bom funcionamento do modelo de negócio.
- Criar procedimentos que permitam o franchisador, sem quaisquer conhecimentos, aprender rapidamente como desenvolver e gerir o negócio.
- Dar garantias de protecção de investimento do FRANCHISADO, assegurando inovação e continuo desenvolvimento e promoção da marca.
FRANCHISADO
VANTAGENS:
- Risco reduzido na criação do negócio pois pode elaborar um plano de negócio baseado em elementos fornecidos pelo FRANCHISADOR ou até outros FRANCHISADOS já existentes na rede com dados objectivos e com histórico real, como potenciais vendas, etc.
- Implantação imediata num específico território de uma marca e produto conhecido, com uma imagem existente e normalizada.
- Procedimentos de gestão determinados, testados e partilhados pela rede.
- Apoio permanente publicitário e de merchandising com