Fraco berardi
Franco Berardi (1948), também conhecido como "Bifo", é um dos fundadores da "Radio Alice" (rádio livre italiana) de Bolonha. É um escritor e filosofo italiano com tendências marxistas, que iniciou a sua carreira política como membro do operaísmo (movimeto político marxista). Interessa-se também pela relação entre o movimento social anticapitalista e a comunicação independente.
Bifo trabalha a ideia de tempo, presupondo que este seja algo que se possa dar ou tirar, “dê-me um tempo”, ganhar ou perder, “estás a perder tempo”. Esta ideia de tempo baseia-se na economia, cujo seu fim é a redução do mesmo. Quando depositamos dinheiro num banco, por exemplo, estámos a depositar o que futuramente se transformará em “tempo”. Transformando o tempo passado em tempo futuro. “Poupem tempo”. Dinheiro, linguagem e tempo implicam uma mudança na percepcção do capitalismo e faz com que este se tranforme. Quando falamos de Capitalismo financeiro falamos de algo enigmático, da relação entre tempo e futuro. Enigmático no sentido em que nao temos acesso ao tempo futuro.
Descobrir a verdade acerca do capitalismo financeiro é quase impossivel , pois extingue-se. Não existe verdade mas uma troca de signos, uma desterritorialização do significado. No livro “ A troca simbolica e a morte” de Baudrillard o autor afirma que todo o sistema consiste na indecisão. A indeterminação substitui a relação fixa entre tempo de trabalho e valor da mercadoria e, dessa maneira, a regulação da troca cai no sistema aleatório de valores.
O capitalismo financeiro (crescimento económico) baseia-se essencialmente na perda de relação entre tempo e dinheiro.
No livro “O Capital”, Marx explica que o valor é tempo, tempo objectivo, tempo que se transformou em coisas, em mercadorias, em valor. E para que este seja determinado não basta uma simples deliberação de tempo, mas sim a média deste que a sociedade necessita para produzir uma certa mercadoria. Mas a organização e os métodos de