Orgânica
Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Campus Toledo
Análise Orgânica – Licenciatura em Química
Professora Dra. Conceição de Fátima Alves Olguin
IDENTIFICAÇÃO DE
COMPOSTOS ORGÂNICOS.
Toledo, 2011.
Cristiane Weirich
IDENTIFICAÇÃO DE
COMPOSTOS ORGÂNICOS.
Relatório apresentado à professora Dra. Conceição de Fátima Alves Olguin da disciplina de Análise Orgânica, do curso de Química Licenciatura, noturno.
Toledo, 30 de junho de 2011.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Compostos orgânicos estão largamente presentes em nossas vidas e nosso cotidiano, por este motivo o químico deve estar preparado e saber identificar tais compostos.
Para se identificar um composto orgânico podem-se realizar vários testes em laboratório, entretanto deve-se ter um embasamento teórico. Uma grande vantagem da teoria estrutural é que ela nos permite classificar o grande número de compostos orgânicos em um número relativamente pequeno de famílias, com base nas suas estruturas.
No transcorrer de aulas da disciplina de análise orgânica foram realizados vários testes e procedimentos laboratoriais para a determinação do composto da amostra desconhecida recebida por cada aluno da disciplina, ministrada pela professora Dr. Conceição de Fátima Alves Olguin.
Com os resultados obtidos na prática e o conhecimento das reações ocorridas a cada teste ou procedimento é possível definir o composto orgânico, ou pelo menos aproximar as suas características.
2. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
2.1 Determinação de propriedades físicas
A amostra recebida apresentava-se como um líquido límpido e incolor. A cor da amostra é bastante informativa; amostras puras são incolores, brancas ou pouco coloridas. A cor de uma substância orgânica pura é usualmente atribuída a presença de duplas conjugadas, a cor marrom é característica mais frequente da presença de pequenas impurezas.
O cheiro de muitas substâncias orgânicas é extremamente característico, particularmente os de